Empresas de poços artesianos são mais procuradas na seca

Empresas de poços são mais procuradas na seca

A seca da água não é novidade em estados como Nordeste, porém, de uns tempos para cá, a seca tomou conta de regiões sudeste como Rio de Janeiro e, principalmente São Paulo que enfrenta uma crise hídrica histórica fazendo uso do “volume morto” da Cantareira para conseguir sobreviver à crise. Mesmo com as chuvas que aconteceram no início deste ano, isso não foi suficiente para abastecer os reservatórios e fazer com que retornasse a um nível normal. A fama do Brasil ser a “Arábia Saudita da água”, devido ao Amazonas ser a maior bacia hidrográfica do mundo traz a imagem de que o Brasil está alheio e imune à crise da água, o que não é muito verdade.

Crise hídrica nacional

Um legado de secas que o Brasil foi vítima desde 1583 tanto no âmbito energético quanto da água – que estão diretamente relacionadas, uma vez que a água é o recurso mais utilizado para geração de energia hidrelétrica – além de uma sucessão de más decisões na gestão levaram o Brasil ao cenário de crise hídrica que vivencia atualmente. Em meio a esse caos, as empresas buscam alternativas e saídas para não sofrer tanto com a escassez da água. Assim, a demanda por criação de poços artesianos costuma aumentar nesses períodos, o que é completamente normal, uma vez que trata-se de uma solução inteligente e eficaz de fornecimento de água.

Poços artesianos

A instalação de poço tubular profundo ou artesiano realizada através de uma equipe especializada da Prosondas garante o fornecimento de água potável através de uma interceptação de um aquífero confinado. Isso quer dizer que é realizada uma pressão sobre as rochas sobrepostas para que a água suba sem a necessidade de bombeamento. Essa alternativa tem agradado grande parte das empresas que em momentos de secas recorrem à poços tubulares.

Porém, vale lembrar que deve-se realizar uma manutenção periódica do poço de forma preventiva para manter a qualidade da água e minimizar riscos. Em caso de problema, a Prosondas também realiza a manutenção corretiva caso o poço ou equipamento não esteja funcionando perfeitamente e, caso seja necessária, a desativação do poço.


Empresas de poços artesianos Prosondas Indaiatuba