Limpeza de poço artesiano

Ao decidir por instalar um poço artesiano na sua fazenda, chácara, sítio ou empresa deve-se levar em consideração uma manutenção preventiva periódica para evitar possíveis problemas futuros. A limpeza do poço artesiano, nada mais é do que uma manutenção geral oferecida pela Prosondas para manter o nível de qualidade da água e garantir a contínua eficiência dos equipamentos. Com essa limpeza, busca-se encontrar possíveis defeitos e repará-los com antecedência, além de aumentar a vida útil do poço.

Limpeza de Poço Artesiano Prosondas Indaiatuba.

Tipos de obstrução do poço artesiano

A limpeza do poço artesiano deve ser praticada, pois, não raras vezes, após um período de tempo é natural que o poço seja obstruído por partículas como sujeiras ou areia no meio do pré-filtro ou no fundo do poço, atrapalhando o fluxo da extração da água, bem como interferindo na qualidade da água. Neste caso deve ser realizada a remoção dessas partículas de modo a solucionar o problema. A obstrução por lama, argilas ou lodos no geral também podem ocorrer sendo necessária a manutenção corretiva.

Medidas preventivas x medidas corretivas

Apesar de não existir uma fórmula que evite o problema por completo, pode-se reduzir as chances de que ocorra através da instalação de filtros que captem partículas responsáveis pela obstrução e realizar a limpeza e tratamento periódico na manutenção geral do sistema. Já as medidas corretivas geralmente levam em conta a utilização de agentes químicos com o objetivo de amolecer as incrustações e assim, poder removê-las por completo.

Outros tipos de manutenção de poço artesiano

No ramo de assistência técnica, a Prosondas além de realizar a manutenção geral e preventiva, oferece também a manutenção corretiva, no caso de algum problema ser identificado como água com mal cheiro, coloração suspeita ou rendimento abaixo do normal. A recuperação também é uma manutenção que leva em conta a queda no rendimento no poço e pode ser consequência do acúmulo de sujeira no seu interior, até por isso a limpeza periódica é tão importante. Na maioria dos casos, a recuperação da vazão original pode ser obtida através da aplicação de técnicas específicas. Além disso, a Prosondas ainda realiza testes de vazão periódicos para monitoramento do aquífero e tamponamento do poço, quando o mesmo é desativado.