Assistência e Manutenção de Poço Artesiano

Confie na experiência de 20 anos em manutenção preventiva e corretiva da Prosondas

manutenção de poços artesianos

Tipos de Manutenção

A manutenção pode ser:
Preventiva: Periódica para manter ou melhorar a qualidade da água.
Corretiva: Avaliação e correção de algum problema no poço ou equipamento.
Recuperação: Revitalização da performance do poço.
Teste de Vazão: Para controle e monitoramento da produção do poço.
Tamponamento: Procedimento padrão para desativação do poço.
Pescaria: É a técnica de retirada de objetos caídos em poços tubulares durante a perfuração.


Preventiva

O que é a manutenção preventiva de poços artesianos e semi-artesianos?

O trabalho de manutenção preventiva de um poço artesiano ou semi-artesiano corresponde a um conjunto de ações para manter a boa qualidade do poço e da água extraída. Essas ações incluem o monitoramento do funcionamento dos equipamentos submersos, dos quadros de controle operacional e principalmente da qualidade da água após a construção do poço.

Por que é importante o trabalho de manutenção preventiva de um poço?

O trabalho de manutenção preventiva de um poço artesiano assegura que o investimento feito em sua construção seja duradouro e rentável ao longo dos anos, graças ao prolongamento do tempo de utilização da água que dele é extraída. Se o poço perder suas características de correto funcionamento por falta de manutenção, ele não poderá ser aproveitado adequadamente para a extração da água, resultando no desperdício do investimento. Portanto, é um serviço que gera economia, pois antecipa problemas que podem ocasionar gastos elevados para reparo.

Que serviços são realizados na manutenção preventiva de um poço?

Nos serviços preventivos, são incluídas tarefas como a verificação do estado das bombas, do cabeamento e tubulações, que são reparados caso sejam constatados problemas de funcionamento. Peças podem ser retiradas para reparo, com o uso de equipamentos temporários durante essa fase. Também são realizados serviços de limpeza e higienização de filtros e bombas, além de tratamentos químicos para a melhora da qualidade da água.

Com que frequência deve ser feita a manutenção preventiva de poços?

A frequência de manutenção de um poço artesiano depende do seu tipo. Alguns poços exigem manutenção mais frequente, outros demandam uma frequência menor. O tipo de solo em que o poço está construído influi nessa questão. A periodicidade ideal é que seja feita uma manutenção preventiva anualmente, porém um correto monitoramento pode estender esse prazo para 18 ou 24 meses. Vale acrescentar que, quanto mais bem construído é um poço, a tendência é que ele exija menos manutenção.

Quais são os poços que exigem manutenção preventiva mais frequente?

Poços em terrenos com solo sedimentar, que exigem a instalação de filtros e pré-filtros na sua estrutura, costumam exigir manutenção mais frequente. Eles podem conter materiais em suspensão (argilas) na água, exigindo um serviço de manutenção preventiva anual.

E quais poços exigem menos manutenção preventiva?

Os poços escavados na rocha (rocha sã, como granito, gnaisse ou basalto) podem exigir uma frequência menor de manutenção preventiva, que pode ocorrer a cada dois ou até três anos, por exemplo, dependendo do seu monitoramento.

Como, então, é definida a frequência de manutenção preventiva de um poço artesiano?

Essa definição pode ser feita no projeto do poço. Logo ao ser projetado já é possível estimar qual será a frequência ideal de manutenção. Essa frequência é indicada no contrato de prestação de serviços de monitoramento e este serviço já pode ser contratado junto com a escavação do poço ou mesmo depois, no caso de poços já existentes.


Corretiva

O que é a manutenção corretiva de poços artesianos e semi-artesianos?

A manutenção corretiva de poços artesianos e/ou semi-artesianos é um conjunto de ações para corrigir eventuais falhas no funcionamento adequado de um poço e consequentemente na produção de água. Essas ações podem ser, a limpeza de um poço, sua desinfecção, a substituição dos equipamentos de bombeamento ou de recalque, testes de vazão de água, entre outras.

Por que é importante o trabalho de manutenção corretiva de um poço?

A manutenção corretiva é necessária para assegurar que um poço cumpra perfeitamente a sua finalidade de fornecimento de água nas condições previstas em projeto. Os serviços corretivos são realizados quando esse objetivo não pode ser cumprido. A primeira etapa da correção é um diagnóstico técnico para avaliar as causas do mau desempenho do poço. São avaliados vários aspectos técnicos operacionais e/ou elétricos para diagnosticar as causas e apontar as medidas corretivas que devem ser executadas.

Quais são os componentes de um poço que, em geral, são examinados na manutenção corretiva?

Na maior parte dos casos, incialmente é aferido o quadro de comando do poço, as ligações trifásicas/monofásicas, os componentes elétricos, sua regulagem e funcionamento.

Depois são aferidos os parâmetros operacionais, começando pela regulagem dos elementos hidráulicos do cavalete, a vazão e o nível de água e também a amperagem e tensão elétrica da bomba, para se determinar a causa mais provável do problema.

Os serviços de manutenção corretiva são requeridos quando há alguma ineficiência no sistema de captação de água ou no sistema de bombeamento.

As ações de limpeza e desinfecção podem ser necessárias para a correção das causas da ineficiência.

Quais são os sinais que um poço requer um trabalho de manutenção corretiva?

Os sinais mais frequentes de que um poço requer um trabalho de manutenção corretiva são ineficiências como a queda da vazão de água gerada, a presença de água suja ou composta de materiais sólidos, fortes odores na água, entre outros.

A manutenção corretiva pode ser evitada?

Sim, na grande maioria dos casos, desde que seja os serviços de manutenção preventiva sejam executados conforme as recomendações de projeto. Se isso for realizado, as chances de ocorrerem ineficiências que demandem uma manutenção corretiva diminuem bastante. Imprevistos e ocorrências não programadas podem eventualmente afetar um poço, mas suas chances são minimizadas ou bastante baixas quando a manutenção preventiva é bem executada.


Galeria de Fotos

Saiba mais

Artigos: Tempo de Vida Útil de um Poço e Equipamentos

Veja Também

Recuperação
Testes de Vazão
Tamponamento
Perfilagem
Pescaria