Perfilagem investigativa de poço tubular profundo

Na região Nordeste do Brasil sabe-se que desde o início do século, a perfuração de poços tubulares vem sendo utilizada como alternativa para fornecer água às comunidades e rebanhos que sofriam com a falta de abastecimento de água durante a estiagem. Apenas com o tempo, mais especificamente a partir da década de 60 é que a perfilagem investigativa de poço tubular passou a ser realizada através de um monitoramento técnico na região. Já com a Prosondas, esse procedimento é realizado - desde sua fundação em 1998 - com o máximo de precisão e profissionalismo advindo de uma equipe especializada formada por geólogos, engenheiros, químicos, hidrólogos e eletricistas.

Perfilagem de Poços Artesianos Prosondas Indaiatuba.

O que é poço tubular?

Para quem não sabe, poço tubular é também chamado de poço artesiano e refere-se àqueles poços que são criados através de perfuração de máquinas perfuratrizes à percussão, rotativas e rotopneumáticas, além disso, é composta por várias etapas de perfuração até chegar ao nível final de utilização que envolve as fases de: completação (ato de colocar a tubulação do poço com revestimento e filtro) bem como o pré filtro e o cimento, limpeza, desenvolvimento, bombeamento e a fase final de instalação do poço.

Poço tubular profundo artesiano

O que é perfilagem investigativa?

A perfilagem investigativa ou perfilagem ótica consiste na coleta de imagem endoscocópica do perfil interno de um poço e sua coluna de produção. Isso é feito para identificar possíveis problemas de funcionamento ou contaminação de aquífero com o objetivo de solucioná-los da forma mais rápida e eficaz. O procedimento é realizado através de uma câmera de alta definição e última geração para que possa captar até mesmo pequenos detalhes.

Perfilagem Investigativa de poços

Por que é usado?

Sabe-se que um poço pode sofrer mudanças ao longo dos anos por condições físicas ou operacionais. Os problemas mais frequentes apresentados nos poços tubulares são:

• Danos nos elementos da coluna de produção
• Danos no revestimento
• Danos na solda dos materiais
• Queda de corpos estranhos
• Obstrução
• Corrosão
• Colmatação dos elementos filtrantes
• Desmoronamentos

Por isso, se faz necessário a checagem periódica dos poços com o intuito de identificar os problemas e saná-los com o máximo de precisão, uma vez que as interferências podem provocar rebaixamento do nível estático do poço, perdas de qualidade da água e presença de elementos em suspensão ou incrustados.