Água: um bem captado através da Perfuração de Poço Tubular profundo

O bem mais precioso da humanidade pode se tornar escasso em um futuro próximo. A estimativa é que duas pessoas em cada três sofrerão com a escassez de água em 2050. Esse diagnóstico apontado pela ONU (Organização das Nações Unidas) leva em conta o uso excessivo de recursos hídricos na produção de alimentos. A escassez já é uma realidade, pois sabe-se que 40% da população mundial sofre com a falta d'água, mas isso pode piorar nos próximos anos com o aumento do consumo de água na produção de alimentos e agricultura.

Uso excessivo da água na agricultura

O que ocorre é um uso desenfreado da água subterrânea e uma reposição natural que não acompanha esse consumo frenético, o que interfere na quantidade de água existente. Além do consumo ser indiscriminado, ainda existe o problema da contaminação das águas de empresas da Ásia meridional e oriental, Oriente Médio, África do Norte e América do Norte e Central que através do desenvolvimento industrial geram uma contaminação dos recursos hídricos. Por isso, a necessidade de se realizar uma produção agrícola sustentável.

Alternativas e soluções

Com investimentos adequados e soluções inteligentes como a criação de poços tubulares é possível assegurar água em quantidade e qualidade suficiente para uso em 2050. A previsão é que a agricultura continuará sendo um dos setores que mais consome água e em maior grau de crescimento. Com este cenário de competitividade, os pequenos camponeses e agricultores terão de encontrar novos meios, tecnologias e práticas de gestão para administrar a produção com uma disponibilidade limitada dos recursos.

Poço tubular profundo

O poço tubular profundo é uma estrutura hidráulica vertical e tubular que visa a captação de água subterrânea diretamente do aquífero. A perfuração desse poço leva menos de um mês para ser concluída e é realizada com base em dados geológicos e hidrogeológicos. Todo o projeto é realizado conforme as normas legais e regulamentação de órgãos fiscalizadores responsáveis de cada estado. Nesse sentido, a Prosondas, empresa responsável pelo trabalho realiza todo o processo após análises químicas que verifiquem a potabilidade da água e os riscos inerentes à perfuração por meio do expertise dos seus profissionais.


Perfuração de Poço Tubular Prosondas Indaiatuba