Pescaria em Poços

A Prosondas realiza a retirada de objetos caídos em poços artesianos

O que é a pescaria em poços?

A chamada “pescaria” em poços artesianos consiste em um conjunto de técnicas para a remoção de objetos caídos dentro deles. A queda de objetos pode ocorrer, sobretudo durante as etapas de construção de manutenção de poços tubulares, e é necessária para que os objetos caídos não prejudiquem o correto funcionamento dos equipamentos de captação e bombeamento de água.

A pescaria de objetos em poços tubulares é um procedimento simples?

Não. É preciso que este tipo de operação seja realizado com muito cuidado. O equipamento usado é denominado “pescador” e, em alguns casos precisa ser fabricado especificamente para cada caso, além de exigir profissionais capacitados para manuseá-lo.

A desobstrução de um poço é um processo rápido?

Não necessariamente. Em muitos casos a pescaria pode ser realizada em poucas horas, mas há casos em que ela pode levar dias!

Por que é comum a queda de objetos em poços?

Isso pode ocorrer por várias razões: falhas no ferramental, negligência ou falta de atenção durante as operações ou falta de pessoal capacitado. Na maior parte dos casos, as quedas ocorrem de forma acidental.

Que requisitos são necessários para se realizar corretamente a pescaria?

Para uma correta ação é necessário que o operador tenha vasta experiência, bom senso, imaginação e paciência. Um quadro técnico qualificado e experiente também é importante para que a execução do serviço seja eficaz.

Imagens Equipamentos

Instrumento para pescaria em poços - imagem adicional 01
Instrumento para pescaria em poços - imagem adicional 02
Instrumento para pescaria em poços - imagem adicional 03

Vídeo

Veja também

Perfilagem de Poços