Poços Artesianos

Confie na experiência de 20 anos de perfuração de poços artesianos da Prosondas

Perfuração de Poços Artesianos

Executamos a perfuração de poços com uma equipe de profissionais treinados e com experiência de perfuração de poços em diversas regiões, com sucesso, seguindo as normas técnicas ABNT.

Poço artesiano é um poço perfurado em um local onde há um aquífero subterrâneo confinado, com pressão interna suficiente para jorrar a água naturalmente ao meio externo. Sempre que a pressão interna de um aquífero subterrâneo for superior à pressão externa, a água jorra de forma espontânea.

Poço Artesiano Jorrante

Por que o poço é chamado “artesiano”?

O nome artesiano vem do fenômeno conhecido como "artesianismo", que consiste na elevação da água por si mesma devido ao alívio de sua pressão interna em um ponto específico, que neste caso, é o do poço de perfuração.

Portanto, para que um poço seja denominado artesiano, isso vai depender da característica da pressão do aquífero subterrâneo e dos seus aspectos hidrogeológicos, e não do projeto do poço de extração.

Quanto custa um poço artesiano?

O custo de um poço artesiano depende do projeto do poço. O projeto do poço leva em conta a profundidade a ser perfurada, o tipo de solo, a vazão desejada, entre outros fatores. O custo varia conforme estas condições.

Que tipo de máquina pode ser usada para perfurar o solo em busca de um poço artesiano?

O tipo de máquina perfuratriz a ser usado na perfuração de um poço artesiano vai depender do tipo de solo, da profundidade desejada, da facilidade de acesso ao local e do espaço disponível para a perfuração.

Quais são os tipos de solos mais comuns e quais as máquinas usadas em cada tipo?

Poços artesianos em solos sedimentares requerem máquinas perfuratrizes rotativas; solos rochosos podem ser perfurados com máquinas percussoras. Há também um tipo de máquina, a rotopneumática, que pode ser usada em qualquer tipo de solo por ter uma tecnologia mais avançada.

Como saber qual é o tipo de solo na região que desejo perfurar um poço artesiano?

Existem cartas geológicas com o perfil do solo das principais regiões do Brasil. Com elas é possível ter uma boa noção do tipo de solo de um local. Além disso, como há muitos poços já perfurados em todas as partes do país, com base nos resultados deles é possível ter uma ideia mais precisa do tipo de solo que se pode encontrar.

É possível prever a profundidade necessária para um poço jorrar água?

Apenas em alguns poucos casos é possível estimar a profundidade necessária. Locais com solos sedimentares são os mais favoráveis a uma estimativa mais precisa. Quando o solo é rochoso, é preciso guiar o furo por entre as fraturas das rochas, fazendo com que a sua extensão total se torne imprevisível.

Qual tipo do solo gera mais custos?

É mais caro perfurar um poço artesiano em solo sedimentar. Solos rochosos, apesar da extensão imprevisível do poço, geram um custo muito inferior. Isso ocorre pois em solos sedimentares, que são mais arenosos e porosos, é necessário revestir o poço inteiro. Solos rochosos exigem que apenas a entrada do poço seja revestida.

Como saber se no local que quero perfurar o solo haverá um poço artesiano, ou seja, se ela irá jorrar espontaneamente?

Não há uma precisão exata, mas a experiência do dia a dia dos trabalhos tem mostrado que, em geral, os terrenos situados sobre o aquífero Guarani (um gigantesco aquífero situado no solo de boa parte de vários estados brasileiros, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) apresentam maiores probabilidades de se encontrar um poço artesiano. Poços perfurados abaixo de sua cota piezométrica normalmente são jorrantes.

Qualquer um pode usar a água do subsolo?

Para usufruir da água de um poço subterrâneo alguns estados brasileiros exigem um documento chamado Outorga de Direito de Uso. Sem ele, seu uso é ilegal. É necessário consultar o órgão estadual responsável pela gestão dos recursos hídricos para obter a outorga, que por sua vez, tem uma periodicidade limitada. Ela exige uma renovação periódica.

Como saber que o poço artesiano terá água de boa qualidade para consumo humano?

Esta resposta não é exata, mas a experiência mostra que em 90% dos poços artesianos perfurados o resultado é o encontro de água potável. É por isso que uma parcela muito grande de municípios brasileiros é abastecida – total ou parcialmente - por águas de poços.

E se a perfuração do poço artesiano resultar em água não potável?

Mesmo assim é possível tratar a água para que ela fique própria para o consumo humano.

A água retirada de um poço artesiano pode conter alguma partícula de grande dimensão?

As águas retiradas dos poços artesianos podem conter partículas sólidas de diversos tamanhos. Por isso são usados filtros para a remoção dessas partículas antes da água ser armazenada em um reservatório.

Posso ter um poço artesiano no meu terreno?

Sim, poços podem ser perfurados em qualquer local, desde que haja área suficiente para abrigar os equipamentos de perfuração e para o acesso aos caminhões de grande porte. A Prosondas faz a perfuração de poços artesianos para empresas, condomínios, sítios, fazendas, chácaras e propriedades particulares em geral.

Quais são as normas técnicas de perfuração de poços artesianos usadas pela Prosondas®?

Para os trabalhos de perfuração de poços artesianos, a Prosondas segue rigorosamente as seguintes normas técnicas da ABNT:

NBR 12.212 - Projeto de poço para captação de água subterrânea
NBR 12.244 - Construção de poço para captação de água subterrânea


Tempo de Execução

A condição geológica da região onde o projeto será executado influencia diretamente no tempo de execução do projeto. Considerando este fato, os serviços prestados pela Prosondas® podem levar de 5 a 20 dias úteis para serem concluídos.

Regiões Atendidas

A Prosondas® oferece serviços de manutenção e perfuração de poços artesianos para clientes em todo o estado de São Paulo e Minas Gerais.


Projeto Construtivo

Ilustração do Projeto Construtivo de um Poço Artesiano

Veja Também

Poços Semi-Artesianos
Poços de Monitoramento
Poços para Rebaixamento de Lençol Freático