Poços de Monitoramento

Siga as exigências de coleta e avaliação periódica da água do subsolo

O que é um Poço de Monitoramento?

Um poço de monitoramento é um poço usado para a obtenção de amostras de água subterrâneas. Ele é construído para que, dependendo das exigências do local, sejam coletadas periodicamente amostras das águas subterrâneas, que são submetidas a análises químicas e físico-químicas para sua avaliação.

Poço Artesiano Jorrante

Quais são os locais onde, em geral, são construídos poços de monitoramento?

Os poços de monitoramento são construídos sobretudo em locais que exigem um contínuo acompanhamento da qualidade da água do solo, como nas proximidades de locais de deposição de resíduos sólidos e poluentes, como aterros sanitários, lixões, ou nas imediações de estações de tratamento, com a finalidade de detectar eventuais vazamentos.

Basta apenas um poço de monitoramento para examinar a qualidade da água em um local?

Normalmente, não. O mais comum é a construção de mais de um poço de monitoramento para que a qualidade da água em um ponto seja avaliada e comparada com a qualidade da água em um ponto adiante.

Como exemplo, para se monitorar a qualidade da água que percorre o lençol freático e o lençol artesiano sob um terreno de um depósito de resíduos sólidos, normalmente é construído um poço de monitoramento a montante (ou seja, no ponto do lençol anterior à travessia do solo que pode estar contaminado) e outros poços de monitoramento a jusante (ou seja, após ter percorrido o solo que pode estar afetado).

Que tipos de parâmetros podem ser avaliados com um poço de monitoramento?

A coleta das águas subterrâneas permite que análises químicas, físico-químicas e biológicas dessas águas sejam feitas. Dessa forma, é possível caracterizar a qualidade da água de um aquífero e avaliar seu potencial de uso. Com esses poços também é possível monitorar o nível da água (para avaliar, por exemplo, se não há variações que possam afetar um terreno) e também a presença de agentes contaminantes no local, tanto das águas quanto do solo.

Qual é a norma técnica que regula a construção de poços de monitoramento?

A construção de poços de monitoramento é regulamentada pela norma da ABNT NBR 15495-1 (2007), que especifica as características tanto de projeto quanto de construção de poços de monitoramento.


Veja Também

Poços para Rebaixamento de Lençol Freático
Poços Artesianos
Poços Semi-Artesianos