Poços para Rebaixamento de Lençol Freático

Rebaixamento ou desvio do lençol para situações que exigem um solo seco e estável

O lençol freático é uma superfície que estabelece limites à camada do subsolo cujos poros estão integralmente preenchidos pela água. Nessa área, a pressão da água está equilibrada com a pressão atmosférica, garantindo a sua estabilidade.

Como é composto o solo?

O solo é composto por rochas e diversas outras partículas, que não estão completamente preenchidas entre si. A água das chuvas, rios, lagos etc., infiltra-se no solo e preenche, juntamente com o ar, esses espaços vazios.

Ilustração do Projeto Construtivo de um Poço Artesiano

Qual a diferença entre o lençol freático e o lençol artesiano?

O lençol freático corresponde a esse lençol de águas que ocupam esses espaços vazios do solo. O lençol artesiano é um aquífero mais profundo onde a água se armazena em maiores quantidades.

Como é feita a extração de água de um lençol freático e de um lençol artesiano?

A água do lençol freático é extraída por meio de poços rasos, justamente por ela estar situada mais próxima à superfície do terreno. As águas do lençol artesiano são mais profundas e extraídas por meio de poços artesianos (quando a água jorra espontaneamente) ou semi-artesianos (quando é necessário bombear a água para extraí-la).

Por que há a necessidade de se rebaixar o lençol freático em algumas situações?

Há situações, que exigem um solo seco e estável para a realização de obras civis, como a construção dos alicerces de um imóvel, a construção de um túnel, ou de qualquer outra obra que exija um solo seco para se assentar. Nesses casos é necessário rebaixar o nível da água.

Como é, então, um poço para rebaixar o lençol freático?

Trata-se de um poço no qual são empregadas bombas para extrair a água desse lençol freático, que é desviado e rebaixado, tornando o solo mais seco e apto a seu uso. As bombas são desativadas após a remoção da água do solo.

As águas dos lençóis freáticos podem ser usadas no abastecimento de cidades?

Sim, os lençóis freáticos são muito importantes para o abastecimento de água de muitas populações. Contudo, é preciso ter o cuidado de verificar se a qualidade da água nesse lençol é potável e adequada ao consumo humano.

Quais são os riscos do uso das águas do lençol freático para o consumo humano?

Por ser uma água mais superficial, ela está mais sujeita à poluição dos solos, cujos agentes contaminantes se infiltram pelos poros e contaminam a água. É por isso que o uso de água de lençóis artesianos tem menos chances de contaminação, por ser mais profunda e mais protegida.


Veja Também

Poços Artesianos
Poços Semi-Artesianos
Poços de Monitoramento