Poços Semi-Artesianos

Perfuração e instalação de bombas para Poços Semi-Artesianos

Perfuração de Poços Semi-Artesianos

Executamos a perfuração de poços com uma equipe de profissionais treinados e com experiência de perfuração de poços em diversas regiões, com sucesso, seguindo as normas técnicas ABNT.

Poços Semi-Artesianos

Poço semi-artesiano é um poço perfurado em um local onde há um aquífero subterrâneo confinado, cuja pressão interna é insuficiente para jorrar a água naturalmente ao meio externo. Por isso, ele requer o uso de uma bomba submersa para expelir a água de dentro do poço.

Leia a seguir algumas das dúvidas mais comuns sobre poços semi-artesianos:

Que tipo de poço é mais comum? Artesiano ou semi-artesiano?

Sem dúvida, os poços semi-artesianos são muito mais comuns no país.

Que tipo de bomba é usada para expelir a água de um poço semi-artesiano?

O tipo de bomba depende das condições do poço semi-artesiano. Normalmente elas são bombas submersas, mas há casos – como nos poços rasos –, em que podem ser usadas bombas injetoras ou bombas centrífugas. A especificação de cada bomba depende da vazão do poço, da profundidade de sua instalação e da altura manométrica do poço.

Com que frequência é requerida a manutenção regular da bomba?

Recomenda-se que a cada dois anos seja feita uma manutenção preventiva, tanto da bomba quanto do poço em si.

Qual a diferença entre um poço semi-artesiano, um minipoço artesiano e um poço caipira?

Tanto o minipoço artesiano, quanto o poço caipira, são poços mais rasos, que captam a água em uma profundidade baixa, ou seja, que captam água do lençol freático. Os poços semi-artesianos são mais profundos, e captam água de um aquífero, e por isso, eles são mais caros.

Compensa, então construir um minipoço artesiano ou um poço caipira e não um poço semi-artesiano?

Não necessariamente. Apesar do minipoço artesiano e do poço caipira terem custos de construção mais baratos, por serem mais rasos, a qualidade da água encontrada – por estar mais próxima à superfície – tem muito mais chances de estar contaminada do que a água profunda de um poço semi-artesiano. A água do poço semi-artesiano costuma ter muito mais qualidade.

Outro ponto negativo, tanto para o minipoço artesiano, quanto para o poço caipira, é que ambos captam água do lençol freático, e devido a isto, a produção do poço está sujeita a intempéries, ou seja, no período de chuvas a produção de água aumenta e no período de seca ela diminui, sendo que o poço pode até mesmo vir a secar.

Onde fica armazenada a água bombeada de um poço semi-artesiano?

Tal como nos poços artesianos, a água bombeada de um poço semi-artesiano fica armazenada em um reservatório, próprio para essa finalidade.


Tempo de Execução

A condição geológica da região onde o projeto será executado influencia diretamente no tempo de execução do projeto. Considerando este fato, os serviços prestados pela Prosondas® podem levar de 5 a 20 dias úteis para serem concluídos.

Regiões Atendidas

A Prosondas® oferece serviços de manutenção e perfuração de poços artesianos para clientes em todo o estado de São Paulo e Minas Gerais.


Projeto Construtivo

Ilustração do Projeto Construtivo de um Poço Artesiano

Vídeo

Perfuração de um poço semi-artesiano.

Veja Também

Poços Artesianos
Poços de Monitoramento
Poços para Rebaixamento de Lençol Freático