Recuperação de Poços Artesianos

Prolongue a vida de seu poço. Temos profissionais e equipamentos adequados.

Recuperação de Poço Artesiano pela PROSONDAS

Com o passar dos anos, é natural que os poços apresentem queda de rendimento devido ao acúmulo de sujeira em seu interior, porém, na maioria dos casos é possível a recuperação da vazão original com a aplicação de técnicas corretivas.

A Prosondas® possui uma equipe técnica especializada para pensar em cada caso isoladamente e propor a melhor solução a fim de buscar o melhor rendimento de seu poço.

Em quais circunstâncias um poço artesiano ou semi-artesiano é descartado?

Um poço é descartado e deixa de ser usado quando apresenta vazão nula, ou quase nula. Nessas condições ele é abandonado, devendo ser tamponado.

Um poço pode ser recuperado?

Em muitos casos, sim. Um poço artesiano ou semi-artesiano pode ser recuperado mediante um diagnóstico das causas que levaram à sua desativação – mesmo que isso tenha ocorrido há vários anos, utilizando-se as medidas necessárias para sua recuperação.

Quais são os problemas mais graves que levam a se abandonar um poço?

As causas mais comuns que levam a isso são a má execução de sua manutenção preventiva, a falta de limpeza de seus componentes, a obstrução das áreas produtoras, que interrompem o fluxo de água, a ruptura do revestimento do poço (que ocasiona a presença de partículas sólidas ou de materiais contaminantes da água), o esgotamento das reservas subterrâneas (muitas vezes causada pela excessiva perfuração dos arredores), a queda de objetos no poço que podem obstruir o fluxo da água (como tubos, bombas, ferramentas etc), entre outras causas.

Como diagnosticar as medidas de recuperação de um poço?

Ao se fazer o diagnóstico da(s) causa(s) que levaram um poço a ser descartado, utilizamos dados diretos e indiretos, como a avaliação do histórico de manutenção de um poço, a avaliação das condições hidrogeológicas do seu entorno, inspeções visuais ou com o uso de câmeras de filmagem em seu interior, a realização de testes completos de vazão de água, entre outras ações de diagnóstico.

Quais as ações mais comuns que podem ser tomadas para recuperar um poço?

Dependendo do diagnóstico realizado, podem ser tomadas algumas medidas de recuperação de um poço, tais como a recuperação de seu revestimento interno, a desobstrução do poço para a correta captação de água, a aplicação de tratamentos químicos para a recuperação das condições ideais da água, o resgate de objetos caídos que impedem o funcionamento dos equipamentos do poço, novas escavações (aprofundamento) para atingir os pontos de captação de água, entre outras inúmeras ações que podem ser recomendadas.

Antes e Depois

VÍDEO Recuperação de um poço artesiano com a água extremamente suja. Veja o resultado após efetuada a recuperação completa pela equipe da PROSONDAS®.