Tamponamento de Poço Artesiano

Seguimos os procedimentos específicos para evitar a contaminação do aquífero

O que é o tamponamento de um poço?

O tamponamento é um processo de desativação de um poço, que pode ser temporário, no qual sua entrada é devidamente selada, para a segurança das pessoas e de animais e com o intuito de também prevenir problemas ambientais, ou definitivo, quando o poço se torna improdutivo ou não deve ser mais utilizado.

Quando se deve fazer o tamponamento temporário de um poço?

Quando o poço não vai ser utilizado para produção de água, mas futuramente poderá voltar a ser utilizado, por exemplo, quando se encerra a atividade de uma empresa e no terreno existe um poço que ficará parado por tempo indeterminado.

Como é feito o tamponamento temporário?

Nesse caso é necessário retirar o conjunto motobomba e todos os acessórios (tubos, cabos, cavalete, quadro de comando, hidrômetro, etc.) e a boca do poço é lacrada com uma tampa soldada para se prevenir problemas ambientais.

Quando e porque é necessário realizar o tamponamento definitivo de um poço?

Quando se torna inevitável desativar um poço devido a baixa produção ou existência de contaminação, é necessário uma série de procedimentos padronizados, tanto por questões de segurança quanto de preservação ambiental e de questões legais. Existe uma normatização específica para este tipo de serviço, para que o tamponamento seja realizado em totais condições de segurança.

Como é feito o tamponamento de um poço?

O procedimento de tamponamento é relativamente simples e pode ser realizado em poucas horas. A principal ação consiste em fazer a desinfecção e preencher o poço, depois selar na superfície do poço com o preenchimento dos últimos 20,00 metros com concreto e finalmente uma robusta caixa de aço para tapar a sua entrada.

Quais são os cuidados ambientais a serem tomados no tamponamento de um poço?

A principal preocupação ambiental da ação de tamponamento é evitar que a água dos lençóis do poço não se contaminem, o que poderia levar à própria contaminação do solo.

O que é feito após um poço ser tamponado?

Todo o trabalho de tamponamento de um poço deve ser documentado, por meio de relatório com as imagens dos procedimentos, de modo a se informar às autoridades locais o novo estado do poço e receber a documentação jurídica referente à nova condição.

Saiba mais:

Artigos: Limpeza do Poço Artesiano