Testes de Vazão de Poços Artesianos

Dimensione corretamente o conjunto de bombeamento.

O que são testes de vazão de poços artesianos e semi-artesianos?

Os testes de vazão são um dos procedimentos para se fazer durante a manutenção de um poço. Estes testes são realizados para avaliar se os padrões de vazão de um poço correspondem às expectativas de projeto, atendendo à demanda do usuário e adequada à capacidade de um poço.

Quando é necessário realizar um teste de vazão de um poço?

O sintoma mais comum de que é necessário realizar um teste de vazão é a percepção de que sua taxa de vazão é inferior à esperada. Ainda que o poço não aparente, externamente, apresentar algum problema, qualquer diminuição na vazão do poço, ainda que pequena, já é suficiente para alertar sobre a necessidade de se realizar este teste.

Quais são os padrões exigidos para testes de vazão de poços?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui uma norma específica para a construção de poços tubulares para captação de águas subterrâneas, a NBR 12.224 (NB 1290), de 03/2006, na qual estão regulamentados como devem ser os testes de vazão de água. Esses testes são usados tanto para a outorga de uso quanto para sua manutenção regular. Além desta norma, os departamentos de águas estaduais podem fazer indicações específicas para estes testes de vazão.

Quais são as etapas dos testes de vazão de águas de poços?

Os testes de vazão costumam ser realizados em duas etapas: uma inicial, na qual há o rebaixamento máximo, que dura 24 horas, e em seguida é feito o teste de recuperação de nível, que pode durar de 2 a 4 horas.

E qual o resultado dos testes de vazão?

Como resultado, teremos uma avaliação da real capacidade atual do poço, que em comparação com os dados construtivos, podem mostrar se houve ou não uma diminuição de sua capacidade produtiva. Podendo ser tomadas atitudes de recuperação ou equalização de sua operação.