O perigo do uso indiscriminado dos poços artesianos

A água é a fonte da vida e é humanamente impossível pensar na continuidade da existência das espécies sem água, porém, deve-se lembrar que justamente pela água ser tão importante é que ela precisa ser ainda mais cuidada, tratada e filtrada para evitar a obtenção de doenças e outros problemas. No atual cenário industrializado e urbano completamente dominado pelas mudanças climáticas que assolam a população percebeu-se que a água potável para consumo, que se imaginava inesgotável, pode se tornar escassa no futuro. Por isso, devido à crescente demanda por recursos hídricos iniciaram-se a instalação de poços artesianos com o objetivo de solucionar esse problema.

Uso indiscriminado dos poços artesianos Prosondas Indaiatuba.

Água subterrânea contaminada

Porém, muitos planejamentos de instalação de poços artesianos podem não se preocupar com o uso e a ocupação do solo, dando mais valor ao caráter financeiro do projeto. O planejamento de criação de poços artesianos deve ser estudado para evitar problemas de ordem ambiental como os despejos inadequados de efluentes encontrados nas águas para consumo. O poço artesiano quando não planejado pode gerar contaminação da água e sabe-se que uma água poluída pode transmitir diversas doenças, bem como substâncias tóxicas à saúde humana a médio e longo prazo.

Uso descontrolado de poços artesianos Prosondas Indaiatuba.

Agentes tóxicos

Os recursos da água subterrânea devem, cada vez mais, ser protegidos e bem geridos para que seja possível sua utilização sustentável a longo prazo. A Prosondas se diferencia justamente por ter esse cuidado no tratamento da água subterrânea, evitando quaisquer tipos de contaminações ou presença de agentes tóxicos como arsênio, flúor, sulfatos e nitratos. A água, quando não tratada, pode prejudicar as pessoas de diferentes formas, como por exemplo, por ação direta no consumo da água, ingestão de alimentos devido ao uso da água na agricultura, higiene pessoal e lazer e também na indústria.

Transmissão de doenças

Os riscos relacionados com a água na saúde humana podem ser manifestados através da ingestão de agentes biológicos como vírus, parasitas e bactérias ou através de insetos vetores que utilizam a água no seu ciclo biológico. Também é possível estar suscetível a doenças por derivados de efluentes químicos ou radioativos, encontrados em efluentes de esgotos industriais, por isso, todo cuidado é pouco quando se fala em saúde pública.