Manutenção
Perfuração

Importância da Análise Química

Poços tubulares rasos ou profundos devem ter sua água potável para consumo humano, o que é monitorado através da Análise Química da água. Existem portarias específicas para poços como a Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde de 2017 (PRC-05 de 03/10/2017), que possuem parâmetros específicos para esse tipo de análise, que garantem a qualidade da água.

Em situações onde a água a ser utilizada nos poços não atende os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, torna-se necessário um tratamento com manutenção no poço (dentro dele), ou por sistema de filtragem externo como filtros Bags, PRFV, Osmose, tratamento UV, entre outros que por sua vez pode ser utilizados como elemento filtrante zeólita, quartzo e diversos outros tipos de resinas.

Para cada problema existente na água sempre existe um tratamento adequado com métodos e produtos específicos. A análise físico-química da água de poço artesiano ou semi-artesiano é fundamental para saber com exatidão quais problemas existem nela, com Ferro em excesso, flúor, dureza, bactérias, etc.

A escolha de uma empresa idônea para a realização da análise dessas amostras de água, também devem atender certos padrões de qualidade, como os métodos e equipamentos a serem utilizados no processo analítico da amostra. Existem certas acreditações que os laboratórios devem possuir de forma que órgãos como DAEE(SP), CETESB(SP), ANISA, DNPM, IGAM(MG), INEA(RJ) considerem seus resultados de laudos válidos. Logo, a empresa que realiza a coleta e que faz a análise da amostra também deve estar adequada dentro de normas.

Alguns poços necessitam que sejam realizadas amostras de água mensal, principalmente os que estão cadastrados na ANVISA e estão enquadrados na Resolução SS65, onde além de amostras mensais que devem ser protocoladas nas suas respectivas VISA Municipais, também precisam que sejam feitas de coletas da água semestral e anualmente.

Mesmo que a água do poço não seja utilizada para consumo humano, o usuário do poço deverá fazer periodicamente uma análise da água.

É importante realizar um consultoria prévia para entender quais os documentos são ou não necessário para obtenção e utilização de poços tubulares, otimizando custos, evitando realizar processos desnecessários ou deixando de fazer o que realmente é obrigatório e garantido que o poço a ser adquirido esteja dentro das exigências normativas e legais.

A análise química deve garantir que o poço artesiano está trabalhando perfeitamente e a água extraída é própria para consumo humano. Realizamos as análises da água potável levando em consideração as normas vigentes e utilizando equipamentos de última geração que garantem eficiência e rapidez na execução dos trabalhos.