Manutenção
Perfuração

Soluções e Sistemas

Nossa empresa oferece soluções a diversas demandas que estejam relacionadas a poços, desde a concepção do projeto, regularização, execução e manutenção. Listamos abaixo algumas situações em que nossa equipe de profissionais pode se colocar à sua disposição.

A Prosondas® possui uma equipe especializada em documentação e oferece todos os trabalhos necessários à obtenção de uma Portaria de Outorga..

Um poço perfurado segue normas construtivas como algumas NBR, tanto a parte interna perfurada quanto a parte externa, após a perfuração de um poço, não é possível visualizar o furo por completo, apenas uma pequena parte externa do poço, essa parte exposta, deve possuir obrigatoriamente alguns componentes como:

  • Tubo de medição de nível da água
  • Medidor de vazão como hidrômetros
  • Torneira para coleta da água
  • Torneira para coleta da água
  • Tela de proteção envolvendo o poço, em alguns casos, sistemas de filtragem ou materiais em inox polido para poços de água mineral entre outros detalhes

Para cada finalidade de uso específica da água do poço que será utilizada deve-se atentar-se as normas construtivas, não só as NRB, mas também de órgãos como ANVISA, DAEE, IGAM, ANA entre outros.

Mesmo que o poço esteja abandonado, ou em condições precárias de uso, na grande maioria das vezes é possível ser feita a recuperação por meios de manutenções e adequações, sempre objetivando atender as normas de forma a não prejudicar o meio ambiente, uma vez que poços mal construídos, ou não adequados corretamente podem causar contaminações subterrâneas.

Em situações onde haja a queda de uma bomba dentro do poço, é possível com técnicas específicas recuperar o equipamento perdido, popularmente conhecidas como “pescarias em poços artesianos”.

Caso o equipamento de bombeamento esteja com pouca produtividade, perdeu rendimento ou tenha aumentado o consumo de energia, através de analises técnicas é possível encontrar soluções para melhorar e otimizar uso do poço e de seus equipamentos instalados.

Poços com qualidade de potabilidade da água em desacordo com a PRC nº 5 (que determina quais parâmetros físico-químico e bacteriológico a água do poço deve ter para ser considerada potável para consumo humano) podem ter a qualidade da água melhorada e muitas vezes em ótimas condições de uso para consumo humano. Toda água de poço pode ser tratada, seja por métodos diretamente aplicados no poço com manutenções preventivas e corretivas, ou de forma externa por sistemas de tratamento e filtragem.

Sempre que um poço apresenta algum tipo de problemas, seja construtivo, na qualidade da água, funcionamento do equipamento de bombeamento ela envolve uma equipe de especialistas em cada assunto especificamente como geólogos, engenheiros, químicos, mecânicos, eletricistas, projetistas entre outros, sempre objetivando entender e atender a necessidade do usuário, seja uma casa, apartamento, uma chácara, fazenda ou indústrias.